-
Arquitetos: Oficina Conceito Arquitetura
- Área: 244 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Marcelo Donadussi
-
Fabricantes: Adobe Systems Incorporated, Brava Forma, Docol, D’cor Móveis, Graphisofth, Marmoraria Nunes, Pedro Schwanck esquadrias, Portobello, Trimble Navigation, Xangri-lá Pedras
Descrição enviada pela equipe de projeto. De volumetria simples, porém marcante. Esta é a Casa da Guarita. A base de pedra serve de apoio para a grande barra de concreto aparente que abriga a área íntima. O balanço de 5 metros chama a atenção de quem passa e serve de abrigo para os carros, logo na chegada. Os passos seguintes são em direção ao hall de acesso, que fica entre de dois volumes de pedra, separados pela porta e sua marquise de proteção toda feita em madeira de lei (grápia). Esta mesma madeira forra todo o teto da área social da casa, que é organizada por um eixo de circulação central. A partir dele, distribuímos cozinha, jantar, estar, suíte e criamos um pátio interno que promove uma excelente iluminação e ventilação, além de trazer o jardim para dentro de casa e criar uma ambiência incrível! O maciço de vegetação esconde as janelas do lavabo e do banheiro da suíte, dando assim mais privacidade para os usos sem perder a vista para o jardim.
O ofurô externo rodeado pela vegetação é ponto de encontro da família no final de um dia inteiro de praia. Momentos de relaxamento com vista para o lago e ao mesmo tempo muito integrado com o estar. A parrilla foi posicionada de forma estratégica, pensando em total integração com a varanda e pátio dos fundos, porém interna para poder ser aproveitada mesmo nos dias mais frios de inverno.
A cozinha é o coração da casa e está localizada em frente ao pátio interno para que o sol leste adentre e faça companhia durante os cafés da manhã demorados dos dias de férias na praia. Com uma generosa ilha, abriga as banquetas e o cooktop. Já a parte posterior da cozinha, fica embutida embaixo da escada que leva ao segundo pavimento. Esta é uma solução compacta que aproveita de maneira eficiente o espaço gerado pelos degraus.
Esta escada nos leva até o corredor de circulação da área íntima. Este por sua vez está posicionado junto da fachada sul, privilegiando as 3 suítes que se abrem para as melhores orientações, iniciando pela frente leste, passando pelo norte de toda a fachada lateral e finalizando com o pôr do sol com vista para o lago na suíte principal.
O piso vinílico amadeirado aqui substitui a materialidade do forro de madeira da área social e todo o resto é mais claro, para que haja um equilíbrio entre os elementos. No banheiro da suíte master, uma banheira de imersão proporciona o último momento de relaxamento antes de uma gostosa noite de sono. Todas as aberturas dos banheiros e da suíte lateral se voltam para o norte, o que traz o sol durante o dia todo para o interior do segundo pavimento.
Além do pátio interno e de estratégias volumétricas para melhor aproveitamento da orientação solar, a Casa da Guarita ainda tem painéis fotovoltaicos que geram sua própria energia e cisterna para captação da água da chuva que é usada na irrigação do belo jardim.